ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2021: PRAZOS PARA PEDIR VOTO ANTECIPADO

Os eleitores que, a 24 de janeiro, dia da eleição para o Presidente da República, se encontrem internados em unidades hospitalares, podem requerer o voto antecipado até dia 4 de janeiro, através da plataforma online da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) ou por via postal. Os votos serão recolhidos entre 11 e 14 de janeiro.

Também os eleitores que estejam em confinamento obrigatório (no domicílio ou outro local que não o hospital) devido à pandemia da doença COVID-19, podem exercer o direito de voto antecipado entre 19 e 20 de janeiro. Devem manifestar esta intenção, entre 14 e 17 de janeiro, na plataforma online da SGMAI ou através de um representante (com procuração e cópia do documento de identificação do requerente) na sua freguesia.

Os eleitores recenseados em território nacional e deslocados no estrangeiro (cujos motivos estejam previstos na lei) podem igualmente votar antecipadamente nas embaixadas ou consulados entre 12 e 14 de janeiro.

Pode consultar toda a informação relativa ao direito de voto antecipado no guia prático “Votar” disponível no ePortugal.

FonteServiço Nacional de Saúde